domingo, 29 de setembro de 2013

PROPOSTA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Curso de Especialização em Gestão Escolar Universidade de Brasília – UNB
Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares – CEAM
Planejamento e Práticas de Gestão Escolar
Professora:  Otília Maria A. N. A. Dantas
Professor Tutor: Aparecida Cléia Gerin
Aluno: Evandro Albuquerque Leite 
Proposta de Avaliação Institucional
IDENTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL
A escola classe está localizada em uma área rural, onde o atendimento está direcionado a essa comunidade específica, desenvolvendo um trabalho voltado para a participação e integração de todos no processo inicial de alfabetização, atendendo o projeto político pedagógico proposto, baseando-se a partir das múltiplas realidades observadas na escola e nos anseios, sugestões e reivindicações da comunidade escolar.
REFERENCIAL TEÓRICO
"A avaliação se constitui em um processo de busca de compreensão da realidade escolar, com o fim de subsidiar as tomadas de decisões quanto ao direcionamento das intervenções, visando ao aprimoramento do trabalho escolar. Como tal, a avaliação compreende a descrição, a interpretação e o julgamento das ações desenvolvidas, resultando na definição de prioridades a serem implementadas e rumos a serem seguidos, tendo como referências os princípios e as finalidades estabelecidos no Projeto da Escola, ao mesmo tempo em que subsidia a sua própria redefinição (Sousa, 1995, p. 63).”
Temos a missão importante de alfabetização, assim como o desenvolvimento de várias atividades propostas para a inserção dos alunos visando um trabalho educativo mais efetivo  junto aos professores e coordenadores com objetivo de melhoria das relações ensino aprendizagem diagnosticando os problemas e a melhor forma de condução do trabalho pedagógico, inserindo este aluno da área rural com suas experiências do campo para uma nova realidade de conhecimentos e aprendizagem significativas na escola, desenvolvendo projetos para a inclusão deste aluno na comunidade escolar.
JUSTIFICATIVA
A importância do aluno vivenciar e avaliar através do ambiente escolar, atividades que não estariam ao seu alcance na área rural, atividades significativas de trabalho de socialização, inclusão, participação nas atividades propostas para uma ação mais coletiva com  esta comunidade, vivenciando através de ações desenvolvidas uma nova forma de observar o conhecimento e as possibilidades de um futuro melhor através do ensino aprendizagem e o contato com novas realidades que a sociedade proporciona não só no meio rural como urbano. A instituição desenvolve a avaliação, envolvendo as dimensões cognitivas, afetiva, psicomotora e social  no processo avaliativo do aluno. Os processos de avaliação devem se modernizar e criar alternativas diferenciadas adaptadas as novas realidades sociais presentes e que proporcione ao aluno refletir as ações desenvolvidas, assim como, poder avaliar as atividades realizadas pela instituição de ensino.através dos diversos projetos trabalhados.
OBJETIVOS
- Promover a formação do aluno, a medida que novas condições são estabelecidas na apropriação de novos conhecimentos  sem diferenciar as suas práticas e experiências vividas no campo
- Estabelecer estratégias para aquisição e formação de hábitos e atitudes/valores
- Conscientizar os alunos sobre a importância dos recursos naturais  e o ambiente em que vivem
-Vivenciar ao aluno uma nova realidade de conceitos diferenciados ao qual habitualmente estão acostumados, voltados para uma realidade de compreensão que os cercam
- melhorar o desempenho nas atividades propostas no ensino aprendizagem
- conviver com diversas culturas e assimilando atividades de participação coletiva na integração de valores fundamentais para o convívio social
-atendimento educacional especializado nas diversas áreas conforme a deficiência ou transtornos com devido acompanhamento e inserção social
-participação coletiva nas atividades de forma a vivenciar as habilidades intelectuais e motoras, na prática de situações de vivências diversas para uma nova realidade de conhecimentos que não são habituais na área rural
- respeitar as origens desta comunidade, inserindo novas maneiras de participação integrada, em uma ação coletiva através de projetos desenvolvidos na escola como: educação com movimento ( Educação Física nas séries iniciais), Educação Artística nas séries iniciais, Educação Integral, com várias atividades de teatro, música, inglês, etc.
METODOLOGIA COM DESCRIÇÃO DOS INSTRUMENTOS A SEREM UTILIZADOS
- Atividades de leituras e produção de conhecimento utilizando os recursos da Biblioteca, sala de leitura
- Atividades voltado para uma melhor compreensão através de utilização da sala de vídeo como mais um recurso áudio visual diferenciado
- Jogos e gincanas como forma de melhorar as relações coletivas e recreativas através de atividades lúdicas com objetivo de inclusão maior e participação no desenvolvimento das atividades propostas com melhorias do ensino aprendizagem através de atividades diferenciadas
-Palestras, exposições e participação em feiras literárias, de ciências,
- Atividades extra classe, como passeios, visitas a museu, área ambiental, etc.  para uma melhor vivência e conhecimentos aplicados na teoria e vivenciadas na prática com a finalidade de favorecer a formação cultural dos alunos
-Vivenciar novas habilidades, através dos projetos esporte na escola (Educação com movimento), Projetos de Educação Integral que é uma realidade nas escolas públicas
- Proporcionar avaliações destas atividades, como uma forma de contribuir para um planejamento mais eficaz nas ações desenvolvidas, com objetivo de melhorias dos projetos observando a necessidade de aquisição de materiais diversos e estruturas adequadas para melhor aplicação na instituição de ensino.  Através dessas atividades desenvolvidas é que podemos analisar, melhorar e aprofundar na Avaliação institucional em busca de melhores condições junto aos orgãos competentes na melhoria da estrutura das escolas, contribuindo desta forma para um ensino de qualidade, assegurando o Direito de Educação para todos.
BIBLIOGRAFIA
BELLONI, I.; BELLONI, J. Questões e propostas para uma avaliação institucional formativa. In: FREITAS, L. C. (Org.). Avaliação de escolas e universidades. Campinas, SP: Komedi, 2003, p. 9-34. (Texto 01) "Novo texto"


SOUZA, Sandra Z. L. de. Avaliação institucional: elementos para discussão. In: Escola de Gestores da educação básica. 2 ed. 2009. CD-ROM. (Texto 02)


Nenhum comentário:

Postar um comentário