Gestão de tecnologias na escola
Referência
Bibliográfica:
ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola.
Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para
o Futuro, setembro, 2002.
Embora seja um fato bem estabelecido que as escolas
só tenham a ganhar com o uso das TICs, tanto do ponto de vista pedagógico como
do ponto de vista gerencial, ainda há uma lacuna bem pronunciada entre a
compreensão da necessidade desse uso e a implementação efetiva dessas novas
tecnologias na escola. O uso das novas tecnologias que, em um primeiro
momento, se parece com um complicador a mais na árdua tarefa de gestão do
ambiente escolar, acaba se mostrando uma solução simplificadora na medida em
que pequenas ações vão se somando e produzindo uma escola mais dinâmica, com um
ensino de melhor qualidade e uma gestão menos complexa.
1
– Resumo
A
tecnologia foi sendo inserida de forma gradativa na escola, primeiro na parte
administrativa e depois na parte pedagógica, inovando as aulas e apoiando o
professor. Implantar o uso das
TCI's na prática do ensino aprendizado se torna uma necessidade para a cultura
informatizada que a sociedade vive nos dias atuais. As tecnologias da informatização e
comunicação são ferramentas muito ricas e importantes não só nas praticas de
gestão escolar, pois elas também promovem a potencialização da aprendizagem,
tornando as aulas mais dinâmicas e práticas e também são facilitadoras e
auxiliadoras do professor. O professor, como agente de transformação social,
precisa fazer o esforço para dar a aula mais prazerosa e dinâmica possível
implantando os recursos tecnológicos disponíveis na escola, para que isso
ocorra o gestor também precisará viabilizar esse acontecimento.
O
gestor tem benefícios ao acompanhar, de modo geral, o que está acontecendo no
âmbito administrativo e pedagógico da escola, colher informações que auxilie na
resoluções de problemas, tomar decisões por meio do diálogo e com a
participação de todos, buscando já por essas mudanças, surgem a cada dia
cursos capacitadores para gestores e profissionais da educação, de modo a
inseri-los no cenário informatizado e integrá-los a essa nova realidade.
Lembrando que cabe aos educadores e principalmente gestores buscarem por uma
formação adequada e continuada, e junto com a comunidade escolar inserir na
escola projetos de implantação e uso das TIC's.
2
- Citações principais do texto
“Criam-se possibilidades de redimensionar o espaço
escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o
ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professores e
alunos trocam informações e experiências entre eles e entre as outras pessoas
que atuam no interior da escola, bem como com outros agentes externos”. (p.1)
“Nessa formação, cujo eixo articula a realidade da
escola com o domínio dos recursos tecnológicos e com a prática pedagógica com
as TIC, o educador terá a oportunidade de identificar e analisar as
problemáticas envolvidas em sua atuação, na sua escola, no sistema educacional
e na sociedade”. (p.2)
“Segundo
o Prof. António Nóvoa: “Temos que esquecer o futuro para poder ter o futuro, ou
seja, não adianta preparar os alunos para o amanhã que não se conhece, se o
presente, por si mesmo, constitui um grande desafio a ser superado”. (p.2)
“A
superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico-administrativo, instalada
na cultura escolar, encontra eco em concepções educacionais que enfatizam o
trabalho em equipe, a gestão de lideranças e a concepção e o desenvolvimento do
projeto político-pedagógico da escola, tendo em vista a escola como organização
viva que aprende empregando todos os recursos disponíveis, entre os quais as
TIC.” (p.4)
“Em um
ambiente virtual de aprendizagem, cada pessoa tem a oportunidade de percorrer
distintos caminhos, os nós e as conexões existentes entre informações, textos e
imagens; criar novas conexões, ligar contextos, mídias e recursos. Cada nó
representa um espaço de referência e interação que pode ser visitado,
explorado, trabalhado, não caracterizando local de visita obrigatória”.
(p.6)
“A fim de propiciar a formação de gestores de
escolas públicas para a incorporação das TIC na escola, o ProInfo desenvolve um
projeto em parceria com universidades e secretarias estaduais de educação”.
(p.7)
3
– Comentários
Os
gestores tem o papel de promover condições satisfatórias para que a tecnologia
possa ser inserida na escola, resultando na melhoria da qualidade de ensino. A
Tecnologia da a possibilidade de criar comunidades montando uma rede de
conhecimento e o professor usando essa ferramenta para analisar e identificar
problemas do dia a dia. Essa rede servira de meio de comunicação entre todos os
membros de uma comunidade escolar. O maior avanço é a formação do professor,
que será o multiplicador dentro de sala de aula. É importante ressaltar que reformas educacionais sugerem
novos modelos de gestão, o que exige do gestor experiências e práticas para
estabelecer um modelo que se adapte as necessidades e a realidade da escola. Se
a sociedade se encontra na era da informatização, não podemos admitir,
professores, educadores e principalmente gestores vivendo em uma era não
condizente com a realidade dos nossos alunos.
4 – Questionamento
Percebo
que estamos caminhando para essa inserção que tanto desejamos, mas a parte
burocrática ainda é o fator que mais preocupa em relação ao uso de tecnologia na
escola. É necessário mais recursos financeiros e materiais para as escolas
públicas. A formação do professores deveriam ter prioridade. E como a escola
pode fazer para sanar estes problemas que envolvem o uso das TICs?
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