FICHAMENTO 02

                                              
Referência Bibliográfica:

ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, setembro, 2002.

Embora seja um fato bem estabelecido que as escolas só tenham a ganhar com o uso das TICs, tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista gerencial, ainda há uma lacuna bem pronunciada entre a compreensão da necessidade desse uso e a implementação efetiva dessas novas tecnologias na escola. O uso das novas tecnologias que, em um primeiro momento, se parece com um complicador a mais na árdua tarefa de gestão do ambiente escolar, acaba se mostrando uma solução simplificadora na medida em que pequenas ações vão se somando e produzindo uma escola mais dinâmica, com um ensino de melhor qualidade e uma gestão menos complexa.


1 – Resumo

A tecnologia foi sendo inserida de forma gradativa na escola, primeiro na parte administrativa e depois na parte pedagógica, inovando as aulas e apoiando o professor. Implantar o uso das TCI's na prática do ensino aprendizado se torna uma necessidade para a cultura informatizada que a sociedade vive nos dias atuais. As tecnologias da informatização e comunicação são ferramentas muito ricas e importantes não só nas praticas de gestão escolar, pois elas também promovem a potencialização da aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas e práticas e também são facilitadoras e auxiliadoras do professor. O professor, como agente de transformação social, precisa fazer o esforço para dar a aula mais prazerosa e dinâmica possível implantando os recursos tecnológicos disponíveis na escola, para que isso ocorra o gestor também precisará viabilizar esse acontecimento.
O gestor tem benefícios ao acompanhar, de modo geral, o que está acontecendo no âmbito administrativo e pedagógico da escola, colher informações que auxilie na resoluções de problemas, tomar decisões por meio do diálogo e com a participação de todos, buscando já por essas mudanças, surgem a cada dia cursos capacitadores para gestores e profissionais da educação, de modo a inseri-los no cenário informatizado e integrá-los a essa nova realidade. Lembrando que cabe aos educadores e principalmente gestores buscarem por uma formação adequada e continuada, e junto com a comunidade escolar inserir na escola projetos de implantação e uso das TIC's.

2 - Citações principais do texto
“Criam-se possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professores e alunos trocam informações e experiências entre eles e entre as outras pessoas que atuam no interior da escola, bem como com outros agentes externos”.  (p.1)

“Nessa formação, cujo eixo articula a realidade da escola com o domínio dos recursos tecnológicos e com a prática pedagógica com as TIC, o educador terá a oportunidade de identificar e analisar as problemáticas envolvidas em sua atuação, na sua escola, no sistema educacional e na sociedade”. (p.2)
     
“Segundo o Prof. António Nóvoa: “Temos que esquecer o futuro para poder ter o futuro, ou seja, não adianta preparar os alunos para o amanhã que não se conhece, se o presente, por si mesmo, constitui um grande desafio a ser superado”. (p.2)

“A superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico-administrativo, instalada na cultura escolar, encontra eco em concepções educacionais que enfatizam o trabalho em equipe, a gestão de lideranças e a concepção e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola, tendo em vista a escola como organização viva que aprende empregando todos os recursos disponíveis, entre os quais as TIC.” (p.4)

“Em um ambiente virtual de aprendizagem, cada pessoa tem a oportunidade de percorrer distintos caminhos, os nós e as conexões existentes entre informações, textos e imagens; criar novas conexões, ligar contextos, mídias e recursos. Cada nó representa um espaço de referência e interação que pode ser visitado, explorado, trabalhado, não caracterizando local de visita obrigatória”. (p.6) 
   
“A fim de propiciar a formação de gestores de escolas públicas para a incorporação das TIC na escola, o ProInfo desenvolve um projeto em parceria com universidades e secretarias estaduais de educação”. (p.7)

3 – Comentários
Os gestores tem o papel de promover condições satisfatórias para que a tecnologia possa ser inserida na escola, resultando na melhoria da qualidade de ensino. A Tecnologia da a possibilidade de criar comunidades montando uma rede de conhecimento e o professor usando essa ferramenta para analisar e identificar problemas do dia a dia. Essa rede servira de meio de comunicação entre todos os membros de uma comunidade escolar. O maior avanço é a formação do professor, que será o multiplicador dentro de sala de aula. É importante ressaltar que reformas educacionais sugerem novos modelos de gestão, o que exige do gestor experiências e práticas para estabelecer um modelo que se adapte as necessidades e a realidade da escola. Se a sociedade se encontra na era da informatização, não podemos admitir, professores, educadores e principalmente gestores vivendo em uma era não condizente com a realidade dos nossos alunos.

4 – Questionamento

Percebo que estamos caminhando para essa inserção que tanto desejamos, mas a parte burocrática ainda é o fator que mais preocupa em relação ao uso de tecnologia na escola. É necessário mais recursos financeiros e materiais para as escolas públicas. A formação do professores deveriam ter prioridade. E como a escola pode fazer para sanar estes problemas que envolvem o uso das TICs?   

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