Referência Bibliográfica:
VIEIRA,
A. T. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP,2004.
Para a melhoria do
processo de gestão escolar em seus vários aspectos é fundamental estabelecer
critérios de organização, ou seja, disponibilizar treinamento efetivo aos
profissionais envolvidos no ambiente escolar com estrutura adequada e formação
necessária, isso é primordial em todas as esferas quer seja administrativa,
pedagógica, humanas, instalações e recursos disponíveis e acessíveis a
comunidade, para acompanhar o que está sendo desenvolvido e trabalhado na
instituição para uma melhor sintonia entre os profissionais e a comunidade
escolar, com informações claras, de fácil acesso e manuseio pelos usuários. Os
dados devem ser implementados através de um trabalho em conjunto de maneira a
contemplar as ações desenvolvidas. O uso de
tecnologias deve fazer parte dessa nova cultura nas escolas, assim temos que
buscar por adaptações, ou mesmo por mudanças para vivermos o que o novo está
oferecendo, estamos diante de uma nova sociedade, e o papel do gestor é buscar
por esta integração das TCI's no ambiente escolar.
1 – Resumo
O texto
aborda a importância, bem como, a necessidade das tecnologias como suporte para
o trabalho do gestor, haja vista que o mesmo é responsável pela implementação
de um sistema de organização e disseminação de informação na escola entre a
comunidade escolar para que o trabalho promova maior eficácia no
desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Coloca a problemática que gestão e
coordenação enfrentam no caminho para a escola informatizada como aliada na
obtenção de conhecimento, a diferença entre dados, informações e conhecimento.
Que a informação deriva de dados enquanto o conhecimento deriva de
informações, e que o conhecimento só acontece a partir do trabalho do ser
humano e suas intervenções.
2 - Citações
principais do texto
“A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição” .(p.1).
“No
entanto, para ser considerada informação
a mensagem precisa ser aceita pelo receptor, pois se ele a julgar desprovida
de sentido, ela não será considerada. Para que dados transformem-se em informações, é preciso que se
acrescente significado.”.(pág.2)
“Calculo:
os dados podem ser analisados matematicamente ou estatisticamente. “. (p. 3).
“Enfim,
conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam
de dados”. (p. 4).
“... se pretendemos
ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir
constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento
possa ser acessado, seja por meio de relações diretas (presenciais ou virtuais)
entre pessoas que os detêm”. (p.5).
“ A
criação de ambientes informatizados na organização para apoio a gestão do
conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de
informação e a cultura de colaboração existente. Organizações internamente
muito competitivas ou que apresente um elevado grau de isolamento entre os
funcionário, terão mais dificuldade de criar um ambiente de troca”. (p. 6)
3 – Comentários
As tecnologias da
informatização e comunicação são ferramentas muito ricas e importantes não só
nas praticas de gestão escolar, pois elas também promovem a potencialização da
aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas e práticas e também são
facilitadoras e auxiliadoras do professor. Cabe ao gestor a tarefa de fomentar
a busca implementar na escola que coordena a utilização das TICs sempre levando
em consideração quais promovem de forma mais eficaz o conhecimento, uma vez que
o que se adéqua a uma escola não necessariamente vai ser útil para a outra.
4 – Questionamento
A grande questão levantada
é diante da variedade de tecnologias hoje existentes como essa ferramenta pode
ser uma aliada da equipe de direção e coordenação da escola? Qual a diferença
entre dado, informação e conhecimento? Como transformar um dado em informação e
por consequência uma informação em conhecimento? Quais as contribuições do uso
de tecnologias para o trabalho pedagógico do professor dentro da sala de aula?
E como o gestor pode auxiliar o professor nesse processo?
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