FICHAMENTO 1


Funções e Papéis da Tecnologia                                              
Referência Bibliográfica:

VIEIRA, A. T. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP,2004.

Para a melhoria do processo de gestão escolar em seus vários aspectos é fundamental estabelecer critérios de organização, ou seja, disponibilizar treinamento efetivo aos profissionais envolvidos no ambiente escolar com estrutura adequada e formação necessária, isso é primordial em todas as esferas quer seja administrativa, pedagógica, humanas, instalações e recursos disponíveis e acessíveis a comunidade, para acompanhar o que está sendo desenvolvido e trabalhado na instituição para uma melhor sintonia entre os profissionais e a comunidade escolar, com informações claras, de fácil acesso e manuseio pelos usuários. Os dados devem ser implementados através de um trabalho em conjunto de maneira a contemplar as ações desenvolvidas. O uso de tecnologias deve fazer parte dessa nova cultura nas escolas, assim temos que buscar por adaptações, ou mesmo por mudanças para vivermos o que o novo está oferecendo, estamos diante de uma nova sociedade, e o papel do gestor é buscar por esta integração das TCI's no ambiente escolar.

1 – Resumo

O texto aborda a importância, bem como, a necessidade das tecnologias como suporte para o trabalho do gestor, haja vista que o mesmo é responsável pela implementação de um sistema de organização e disseminação de informação na escola entre a comunidade escolar para que o trabalho promova maior eficácia no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Coloca a problemática que gestão e coordenação enfrentam no caminho para a escola informatizada como aliada na obtenção de conhecimento, a diferença entre dados, informações e conhecimento.  Que a informação deriva de dados enquanto o conhecimento deriva de informações, e que o conhecimento só acontece a partir do trabalho do ser humano e suas intervenções.

2 - Citações principais do texto

“A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição” .(p.1).


“No entanto, para ser considerada informação a mensagem precisa ser aceita pelo receptor, pois se ele a julgar desprovida de sentido, ela não será considerada. Para que dados transformem-se em informações, é preciso que se acrescente significado.”.(pág.2)

“Calculo: os dados podem ser analisados matematicamente ou estatisticamente. “. (p. 3).

“Enfim, conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados”. (p. 4).

“... se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado, seja por meio de relações diretas (presenciais ou virtuais) entre pessoas que os detêm”. (p.5).

“ A criação de ambientes informatizados na organização para apoio a gestão do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente. Organizações internamente muito competitivas ou que apresente um elevado grau de isolamento entre os funcionário, terão mais dificuldade de criar um ambiente de troca”. (p. 6)

3 – Comentários

As tecnologias da informatização e comunicação são ferramentas muito ricas e importantes não só nas praticas de gestão escolar, pois elas também promovem a potencialização da aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas e práticas e também são facilitadoras e auxiliadoras do professor. Cabe ao gestor a tarefa de fomentar a busca implementar na escola que coordena a utilização das TICs sempre levando em consideração quais promovem de forma mais eficaz o conhecimento, uma vez que o que se adéqua a uma escola não necessariamente vai ser útil para a outra.

4 – Questionamento

A grande questão levantada é diante da variedade de tecnologias hoje existentes como essa ferramenta pode ser uma aliada da equipe de direção e coordenação da escola? Qual a diferença entre dado, informação e conhecimento? Como transformar um dado em informação e por consequência uma informação em conhecimento? Quais as contribuições do uso de tecnologias para o trabalho pedagógico do professor dentro da sala de aula? E como o gestor pode auxiliar o professor nesse processo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário